
Formação ou Deformação Inicial de Professores?Uma crítica aos cursos de Licenciatura em Matemática
2017
Artigo
IFSul/Revista THEMA
MATHIAS, CARLOS . Formação ou Deformação Inicial de Professores? Uma crítica aos cursos de Licenciatura em Matemática. Pelotas: REVISTA THEMA, v. 14, n.02, p. 5-8, 2017. ISSN 2177-2894. Trimestral. Disponível em: <>.
Link alternativo:
Um Olhar Humanista sobre os Números Complexos
2013
Capítulo de Livro
Editora Ciência Moderna
MATHIAS, C. E. M. . Um Olhar Humanista sobre os Números Complexos. In: ROQUE, Tatiana; GIRALDO, Victor. (Org.). O Saber do Professor de Matemática - Ultrapassando a Dicotomia entre Didática e Conteúdo. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013, v. 1, p. 107-146.
Link alternativo:
Os Bastidores de uma Entrevista para a Revista Cálculo
2013
Texto
UFF/Jornal Dá Licença 56 (p.14-15)
MATHIAS, C. Os Bastidores de uma Entrevista para a Revista Cálculo. Niteroi: UFF, Jornal Dá Licença - Edição Ano XVIII, n. 56, p.14-15, dez/13, 2013. ISSN: 2236-9007. Disponível em: <>.
Link alternativo:
Resolução de Problemas, Modelagem Matemática e Contextualização
2012
Texto
UFF/Jornal Dá Licença (p.7-9)
MATHIAS, C. Resolução de Problemas, Modelagem Matemática e Contextualização. Niteroi: UFF, Jornal Dá Licença, Edição Ano XVII, n. 50, p.7-9,abr/12, 2012. ISSN: 2236-9007. Disponível em: <>.
Link alternativo:
Interpretação Geométrica da Derivada ou Construção algébrica variacional do conceito de tangência? O ensino da derivada em foco
2012
Texto
UFF/Jornal Dá Licença (p.5-7)
MATHIAS, C. Interpretação Geométrica da Derivada ou Construção algébrica variacional do conceito de tangência? O ensino da derivada em foco. Niteroi: UFF, Jornal Dá Licença , Edição Ano XVII, n. 51, p.5-7, jun/12, 2012. ISSN: 2236-9007. Disponível em:<>.
Link alternativo:
Projeto DRUMMATH – Uma perspectiva Walloniana no ensino da matemática para o deficiente visual através de sons e ritmos
2004
Artigo
Revista IBC
MATHIAS, C. Projeto DRUMMATH - Uma perspectiva Walloniana no ensino da matemática para o deficiente visual através de sons e ritmos. Revista Benjamin Constant n.27 - Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro (2004). Disponível em: <>.
Link alternativo:
Histórias e Estórias da Matemática: uma entrevista com Heron nos dias atuais.
2004
Artigo
Simpósio UERJ
CURY, Helena Noronha ; MATHIAS, C. E. M. . Histórias e Estórias da Matemática: uma entrevista com Heron nos dias atuais. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática, 2, 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Editora IME-UERJ, 2004, ISBN: 85-89498-02.
Link alternativo: