In memorian – Reuben Hersh

Com muito pesar comunico o falecimento de meu querido amigo Reuben Hersh, no dia 3 de janeiro de 2020, em sua casa em Santa Fé, no Novo México. Reuben tinha 92 anos de idade. A Matemática Humanista é a filosofia da Matemática que foi teoricamente construída por ele.


Reuben Hersh nasceu em Nova York em 1927 de pais imigrantes. Ele era um aluno brilhante quando criança, se formou no colegial aos 14 anos e depois se formou em Harvard aos 19 anos com uma licenciatura em literatura inglesa, desejando tornar-se um escritor. Ele serviu por um breve período no Exército, no governo militar dos EUA na Coréia do Sul antes da Guerra da Coréia. Ele se casou com Phyllis Hersh (nascida Phyllis Falchook) em 1949, quando tinha 21 e ela 19. Depois trabalhou como maquinista (ingressando na classe trabalhadora de acordo com sua perspectiva política radical na época) até que ele cortou metade de seu polegar direito em um acidente de oficina mecânica, em 1956.


Enquanto convalescia, decidiu cursar a faculdade de matemática. Ele obteve seu doutorado no Courant Institute da NYU e obteve sua primeira posição na Universidade do Novo México em Albuquerque, começando em 1964. Lá nasceram Daniel e Eva, seus dois filhos. Reuben era um matemático de sucesso, mas ficou mais conhecido por seus escritos e ideias sobre a filosofia da matemática, que foi o foco da parte posterior de sua carreira. Ao final, ele se tornou escritor, cumprindo sua ambição de faculdade - ele escreveu, foi coautor ou editou sete livros e muitos artigos. Ele ainda estava escrevendo breves itens para publicação quando tinha 90 anos, consolidando- se como o maior filósofo da Matemática vivo.


Reuben era um avô dedicado aos netos David e JJ quando estavam crescendo. Ambos puderam visitá-lo em Santa Fé nos últimos meses. Ele manteve um profundo interesse pela ciência, especialmente matemática e física, até quase o fim de sua vida.

Ele foi um membro ativo da Sociedade dos Amigos (Quakers) nos últimos cinquenta anos. Ele tinha muitos amigos no Novo México, vários dos quais o visitavam regularmente até o fim. Eu e Reuben trocamos e-mails frequentemente, até dezembro de 2019.

Descanse em paz amigo, você mudou a minha vida com sua generosidade e reconhecimento.


Carlos Mathias


https://sites.google.com/view/in-memory-of-reuben-hersh/memorial-document

https://sites.google.com/view/in-memory-of-reuben-hersh

23 visualizações