EM_LOGO_transpare.png
Etnomatematicas transparente.png
White on Transparent.png
VEm.png
 

Ailza Guimarães Alves

Relato de Experiência – O Etno dos Excluídos


O evento VEm Humanistas orientado pelo Programa Etnomatemática e pela Filosofia Humanista da Matemática, é fruto de uma parceria entre a EtnoMatemaTicas Brasis e a Matemática Humanista. A programação teve treze conferencistas/debatedores com ações significativas em Etnomatemática que aconteceram no período de 26 outubro a 24 de novembro de 2020, nos canais do YouTube do evento. Cada programa foi constituído por dois momentos on-line, que aconteceram em dois dias consecutivos, onde no 1o dia, ocorreu a apresentação em que o conferencista/pesquisador, fez uma comunicação sobre suas ações de pesquisa e/ ou prática, no canal youtube.com/VemBrasilEtnoMatemaTicasBrasi s, e no 2o dia, houve o debate, onde o mesmo convidado interagia ao vivo com o público, no canal youtube.com/matematicahumanista.

O Professor Carlos Mathias fez a sua apresentação e debate sobre "O Etno dos Excluídos", nos dias 23 e 24 de novembro de 2020. Inicialmente o professor aborda sobre a matemática no senso comum, e faz um resgate do que havia falado no “VEm Brasil” quando mostrou uma pesquisa que realizou num site de busca com a palavra “matemática” e as imagens que apareciam eram de objetos inumanos, pessoas sofrendo e superpessoas. Mathias (2020) relata que o “senso comum se alternava em inumanidade, desumanidade e super-humanidade”. Ainda abordou sobre O mainstream filosófico da matemática; Despersonalização, desconexão e neutralidade; Implicações no ensino, Avaliação e Aprendizagem e a “Escola Tradicional”; A “Escola subliminar”; O Etno dos Excluídos e os agentes de exclusão; A esperança.

Essa apresentação trouxe muitas reflexões acerca da matemática humanista. A fala do professor Carlos na apresentação, exposição do vídeo e no debate reforça o que ele vive e traduz o que ele pratica na luta por uma “matemática em que todos podem aprender” e que o “Etno dos excluídos é o foco da matemática humanista, onde devemos subir a ladeira e resgatar uma escola sensível às pessoas”.

MATHIAS, Carlos. Etno dos Excluídos In: VEm Humanistas, 1., 2020. Vídeo (1h e 12 min) [Live]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zvMnOQYtFS4 . Acesso em: 23 nov. 2020.