EM_LOGO_transpare.png
Etnomatematicas transparente.png
White on Transparent.png
VEm.png
 

Silvia Swain Canôas

O início, o meio e o fim


Participar do evento foi como se um filme passasse em meus pensamentos trazendo lembranças boas, outras significantes e algumas curiosas...no início, o primeiro contato com a Educação Matemática se deu durante a graduação (bacharelado em Matemática) onde me deparei com o professor Ubiratan sugerindo que para se ensinar/aprender matemática não existia a obrigatoriedade de se estar em uma sala de aula; embaixo de uma árvore tudo poderia se dar de maneira mais leve e bela respeitando a natureza das coisas, foi a desconstrução da matemática pronta e acabada que sempre tive dificuldade em aceitar. No meio de tudo isso, tem a vida vivida, a experiência em construção (profissão e docência). Momentos de dúvida, construção, desconstrução, entendimento, desentendimento, aceitação, confronto, debate.... e a descoberta da possibilidade de uma Educação Matemática que respeite e compreenda os saberes e transformações culturais respeitando “o fazer”, “o ser” e “o estar” conforme nos alertou durante o evento a professora Gelsa, gratidão! Por fim, o grito dos etno excluídos clamando por novas perspectivas e saberes que não se esgotam nunca tão bem fundamentado pelo professor Carlos Mathias. Seria leviano dar a impressão de que apenas três palestrantes foram maravilhosos, foi uma pena não poder ter tido o prazer de participar mais do Vem Humanistas mas não pude conciliar com as atividades remotas de professora. Parabéns aos organizadores do evento, grande beijo!

1.D’Ambrosio, Ubiratan. Palestra proferida no VEm Humanistas, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=taMBJUdyJsk&list=PL8ryYcI1cDHoGzSlgtr_bImyXiVxh__ZG&index=4 >.
Acesso em: 26/10/2020.

2.Knijnik, Gelsa. Palestra proferida no VEm Humanistas, disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=7_rfgOGGcwM&list=PL8ryYcI1cDHoGzSlgtr_bImyXiVxh__ZG >.
Acesso em:6/11/2020.

3. Mathias, Carlos. Palestra proferida no VEm Humanistas disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=1jhk3XjLio4 >.
Acesso em: 23/11/2020.