EM_LOGO_transpare.png
Etnomatematicas transparente.png
White on Transparent.png
VEm.png
 

Vera Lúcia Rangel de Souza

Contribuições do “VEm Humanistas”: representação - currículo e avaliação


O evento “VEm Humanistas” contribuiu para que pudéssemos continuar a pesquisa acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional, a relação com os Conteúdos Matemáticos (CMs) e a Representação Social (RS) dos discentes a respeito da Avaliação (AA) durante sua formação técnica.

Focou temas acerca dos processos de ensino e de aprendizagem: currículo e AA pertinentes à pesquisa que está sendo desenvolvida, cujo suporte teórico é a Teoria da Representação Social (TRS) de Serge Moscovici (2015). Perguntamos: o que a pesquisa tem a ver com esses temas? Cabem algumas respostas: alguns discentes confundem a AA com os instrumentos que a qualificam, como provas. Na EJA há algumas lacunas de conexidade entre os CMs, a interdisciplinaridade e a contextualização. Estas que devem ir ao encontro da regulamentação: o EM Integrado ao Técnico, segundo a legislação brasileira (BRASIL, 2007). O currículo para alguns sujeitos da Educação se encontra fora do processo transformacional e longe da não- linearidade das ações no ensino-aprendizagem. As imagens 1 e 2 mostram as relações: a TRS, a AA, o ensino-aprendizagem e Educação Matemática (EdMat).

Os C’s (Doll, 2002): currere, complexidade, diálogo apresentam a complexidade de avaliar em que os aspectos cognitivos, o consenso e o dissenso relativo ao significado da AA, do currículo. O diálogo acerca desses temas em alguns contextos escolares continua ainda minimizado. O entendimento dessas temáticas perante a RS está nas relações entre sujeitos em que as crenças, as opiniões, os elementos cognitivo e afetivo, a linguagem e a comunicação são estabelecidas na escola e tão presente na EdMat.

Os temas foram bem explanados no “VEm Humanistas” e podem ser compreendidos por meio da RS. Foi uma experiência cativante e inovadora.

BRASIL. Educ. Prof. Téc. de Nível Médio Integrada ao EM: Documento base. MEC, SETEC: Brasília. 2007.

Doll Jr., W. Ghosts and the curriculum. New York: Peter Lang. 2002.

MOSCOVICI, S. RS: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes. 2015.