EM_LOGO_transpare.png
Etnomatematicas transparente.png
White on Transparent.png
VEm.png
 

Cintia Vieira de Paz dos Santos

Experiencia Etnomatemática Humanista em Tempo de Pandemia


Na atual conjectura podemos perceber a importância da Etnomatemática e da Matemática Humanista, que vêm sendo fundamentais na construção de conceitos e conteúdos matemáticos conforme nossas necessidades do dia a dia que envolve a natureza pura da matemática.

De acordo com a palestra “Experiencias Etnomatemática em Sala de Aula de Norte a Sul”, conjecturando com demanda dos meus alunos que são filhos de pequenos agricultores, diante desta pandemia trabalhei com eles na criação de hortas domésticas, utilizando a Cultura e a matemática de forma diferente abrangido um conhecimento qualitativo onde apliquei os conteúdos que seriam ministrados em sala de aula, utilizado Google Classroom, Google Meet e Whatsapp, como instrumentos, onde toda a família pode participar sem custo financeiro, interagindo uma aprendizagem em EAD com aprendizagem significativa, trabalhando o saber cultural matemático e humanista envolvendo a família em um todo que passam vivenciar o conteúdo e seu propósito que não sendo meramente abstrato e sim uma aprendizagem matemática bem diferente da acadêmica, onde o conhecimento é criado através da realidade contínua da necessidade de resolver os problemas do cotidiano de forma natural e concisa que apresenta o valor da necessidade humana. Porém, sendo histórico e cultural a Etnomatemática e a Matemática Humanista vêm se evoluindo com o passar do tempo com a necessidade do ser humano cada vez mais na demanda de resolver seus problemas.

Assim, perceber que Virtual Etnomatemáticas Humanistas apresenta uma proposta matemática de ensino que vem evoluindo por se preocupar com conceitos e conteúdos matemáticos puros sem vícios acadêmicos, com uma aprendizagem que busca um conhecimento real e consolidada, facilitando ao aluno a absorver de forma clara o conteúdo e despertando o interesse intrínseco do mesmo.

Experiências Etnomatemáticas em sala de aula de Norte a Sul. Rebouças e Conrado, 2020.1 vídeo (46:10). Publicado pelo Canal Vem Brasil- EtnoMatemaTicas Brasis. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=d1C2JUd5zTY&t=2314s >. Acesso em: 25 nov.2020

VEm Humanistas - Experiências Etnomatemáticas em sala de aula de Norte a Sul (DEBATE). Rebouças e Conrado, 2020.1 vídeo (1:50:49). Publicado pelo Canal Matemática Humanista. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j6rVrOrzFz0&list=PL8ryYcI1cDHoGzSlgtr_bImyXiVxh__ZG&index=14> .
Acesso em: 25 nov.2020