top of page
EM_LOGO_transpare.png
Etnomatematicas transparente.png
White on Transparent.png
VEm.png
TOPO_RELATOS

Clebison Pereira dos Santos

O VEm Humanistas em Minha Formação Profissional


O perfil profissional de cada pessoa advém de sua formação e das escolhas que ela faz em seu processo formativo e a prática adotada no exercício de sua função. Assim, busco uma formação que me proporcione exercer uma docência que leve em consideração o indivíduo de forma integral, ou seja, toda bagagem cultural e social que contribuíram para sua formação. Nesse sentido, o VEm Humanistas vem proporcionando a quebra de paradigmas que permeiam o ensino da matemática, permitindo perceber a matemática como uma construção humana. São apresentadas abordagens e metodologias que podem contribuir para um aprendizado mais significativo da matemática, podendo despertar uma motivação para o aluno em aprender.

A participação no evento reafirmou minha expectativa, sobre um ensino de matemática que leve em consideração as vivências dos alunos, que não seja pautada na concepção baldista, mas sim que promova a partir dos conhecimentos que os alunos trazem, uma ressignificação desses saberes, para que seja possível a aquisição de novos saberes matemáticos. Isso corrobora com D'Ambrosio (2020), que afirma que não podemos desvalorizar uma Matemática em detrimento da outra. Sendo possível entrelaçar as matemáticas, proporcionando uma complementação, contribuindo assim para um aprendizado mais significativo.

Com o evento foi possível olhar a matemática de outro ângulo, desconstruído a ideia de uma matemática estática, pronta e acabada, percebendo-a como fruto de uma construção social e cultural. Com as temáticas abordadas no evento, fica evidente a busca por metodologias e tendências para se trabalhar com a matemática. A cada encontro era uma experiência nova que proporcionava uma reflexão sobre qual tipo de professor pretende-se ser, sendo possível ressignificar nossa prática.

O VEm Humanistas contribuiu de forma significativa para minha formação e atuação, pois como professor desempenho papel fundamental no processo de ensino, pois me cabe a tarefa de mediar o processo de ensino e aprendizagem. Sendo necessário está sempre em busca de ferramentas e abordagens que possam auxiliar nesse processo, contribuindo para o aprimoramento e reflexão da prática pedagógica.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Visão historiográfica da Etnomatemática como empreendimento humanista. 2020. (38m,54s). Disponível Em: < https://www.youtube.com/watch?v=L2yEBOAtAx8 >.
Acesso em: 26 de outubro de 2020

bottom of page