EM_LOGO_transpare.png
Etnomatematicas transparente.png
White on Transparent.png
VEm.png
 

Maria do Carmo da Silva Souza

A Prática da Etnomatemática na perspectiva de inovação pedagógica


O evento VEm Humanistas, foi importantíssimo para divulgar estudos realizados em todo país que serviram para constatarmos que o Programa Etnomatemática é válido e promove aprendizagem significativa nos espaços formais e/ou informais observados, como foram demonstrados nos estudos apresentados.

Pontos significativos do evento: 1. Nas relações conceituais e revisões - acesso a outros estudos, autores e pesquisadores possibilitando ampliação do nosso acervo; 2. O universo das pesquisas apresentadas mostraram que a Etnomatemática possibilita a valorização e o resgate dos saberes culturais na perspectiva de facilitar a compreensão dos conhecimentos científicos da Matemática; 3. Acerca de um currículo oficial que contemple a Etnomatemática como programa de pesquisa, percebemos que é possível e necessário e que já existe referência nos PCN de Matemática, a BNCC de forma implícita quando trata de competências e habilidades mesmo sabendo que a mesma é apenas referência para construção dos currículos, e se faz presente nas universidades com as pesquisas de mestrado e doutoramento; 4. Práticas Pedagógicas inovadoras apresentadas nos diversos espaços que foram utilizados a prática da Etnomatemática.

Considerando tudo que foi apresentado do VEm Humanistas e minhas próprias constatações dos estudos de mestrado e doutorado, a Etnomatemática proporciona aprendizagem significativa porque coloca o aprendiz como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, desenvolve a metacognição, o pensamento criativo e crítico dos envolvidos, levando-os a percepção da função social da Matemática. Destacando que a Etnomatemática pode ser utilizada em outras áreas de conhecimento, abrindo a possibilidade de um trabalho multidisciplinar na sala de aula.

D`AMBROSIO, U. Conferência: Visão historiográfica da Etnomatemática como empreendimento humanista. Data 26/10/20. Disponível em: < https://youtu.be/L2yEBOAtAx8 >

MATHIAS, C. Conferência: O Etno dos Excluídos. Data 23/11/20. Disponível em: < https://youtu.be/7gD424wByZY >