EM_LOGO_transpare.png
Etnomatematicas transparente.png
White on Transparent.png
VEm.png
 

Maycon Junio Ivo Vieira

VEm Humanistas: conhecimento para além das fronteiras!


Muitas apresentações chamaram minha atenção! Destaco uma delas: quando o professor Rinaldo Pevidor Pereira apresentou “O jogo africano Mancala e suas potencialidades humanistas e pedagógicas” trazendo toda uma herança do povo negro e sua cultura para a sala de aula. Tudo isso por meio de um jogo pedagógico que pode ser utilizado como um objeto de partida para um debate sobre racismo e diversidade. Além disso, a dinâmica de jogos proposta assegura uma aula mais lúdica e criativa, facilitando o aprendizado do conteúdo matemático. Em minha opinião, essa iniciativa do professor foi essencial, uma vez que promoveu o uso de jogos como uma ferramenta para enfatizar o aspecto social e cultural de sua turma, despertando interesse pelo aprendizado de matemática.

Outra apresentação, da professora Eliane Costa Santos, mostrou o quanto o processo de colonialidade pode atrasar culturalmente uma civilização, obrigada a se submeter à cultura do colonizador. Tal perspectiva evidencia a importância do processo de decolonialidade, onde o grupo passa por uma transição para restaurar o seu amor por sua cultura de origem. Isso mostra que a cultura e a diversidade não podem ser apagadas, e que o processo de decolonialidade é necessário e importante.

Por fim, o evento Virtual EtnoMatemaTicas Humanistas agregou muito conhecimento, possibilitando-me um olhar mais crítico e cheio de reflexões. Cada participante teve sua essência na apresentação e auxiliou muitas pessoas a ampliar os horizontes para o mundo etnomatemático. Devemos contar com mais eventos assim, pois conhecimento é poder. Conhecimento é vida. Como aluno de graduação do curso de licenciatura, espero ansiosamente por outros!!

O JOGO africano Mancala e suas potencialidades humanistas e pedagógicas.vídeo pelo canal VEm Brasil - EtnoMatemaTicas Brasis.2020.disponível: em https://www.youtube.com/watch?v=_BYuLXkjzFc&t=1871s . Acesso em: 30 de out. de 2020

ETNOMATEMÁTICA na formação docente..." e "TICAS das MATEMAS de várias ETNOS...", vídeo pelo canal VeM Brasil - EtnMatemaTicas Brasil. 2020. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=W53dl2HwdPk&t=1677s. Acesso em: 9 de nov. de 2020