EM_LOGO_transpare.png
Etnomatematicas transparente.png
White on Transparent.png
VEm.png
 

Paulo Soares Batista

É possível um ensino humanista da Matemática?


Olá! Conheci o VEm Humanistas pelo Instagram @etnomatematicas.brasis. Nesse breve relato sobre a minha participação no evento, escolho como referência as conferências dos professores Carlos Mathias e Isabel Lara.

Ao questionar uma visão exclusivamente platônica do fazer matemático, o professor Carlos Mathias mostra que tal pensamento tem suas implicações diretas nas situações didáticas, resultando na ideia de superioridade do professor de Matemática em relação aos seus alunos e em processos avaliativos que pouco contribuem para a efetiva construção de aprendizagens. O professor Carlos nos convida a ensinar Matemática a favor da esperança, inclusão, com vistas à formação cidadã dos nossos estudantes (MATHIAS, 2020).A professora Isabel Lara discute, por sua vez, as relações de poder e a legitimação de determinados saberes matemáticos em detrimento a outros. Nesse contexto, pensar em saberes etnomatemáticos tem íntima relação com o contexto social e com os diferentes modos de matematizar, com os diversos usos da matemática (LARA, 2020). No meu entendimento, a apresentação da professora Isabel sinaliza para um desafio fundamental: Que tal pensarmos em práticas pedagógicas que valorizem/reconheçam os saberes matemáticos presentes no cotidiano dos nossos alunos e alunas?

O VEm Humanistas 2020 já deixa saudades e essa experiência foi singular nos âmbitos pessoal e profissional. Muito obrigado aos idealizadores Carlos Mathias e Olenêva por espalharem “sementes de uma educação matemática humanista”. Até a próxima! Avante, humanistas!

LARA, I.C. M. A Etnomatemática como método de pesquisa e de ensino na Educação Básica: possibilidades para o reconhecimento de diferentes modos de matematizar. Produção: VEm Brasil - EtnoMatemaTicas Brasis. [s.l.], 20 nov. 2020. 32’24”- 65’08”. Disponível em: <https://youtu.be/aBozoFgTXac >. Acesso em 21 nov. 2020.

MATHIAS, C. O Etno dos Excluídos. Produção: VEm Brasil - EtnoMatemaTicas Brasis. [s.l.], 23 nov. 2020. 72’12”. Disponível em: <https://youtu.be/zvMnOQYtFS4 >. Acesso em 23 nov. 2020.