top of page
EM_LOGO_transpare.png
Etnomatematicas transparente.png
White on Transparent.png
VEm.png
TOPO_RELATOS

Taise Lima do Nascimento

Vem Humanistas: o olhar de uma futura professora de Matemática


O VEm Humanistas foi um evento organizado pela Matemática Humanista juntamente com EtnoMatemaTicas Brasis, que aconteceu do dia 26 de Outubro ao dia 25 de Novembro pelos canais Vem Brasil – EtnoMatemaTicas Brasis e Matemática Humanista, ambos do YouTube. Durante este período aconteceram 8 programas e cada programa tinha dois momentos, sendo o primeiro de apresentação pelos conferencistas e um segundo em que eram realizados debates. Durante esses encontros foram apresentados diversos temas e experiências relacionados à etnomatemática. Temas esses que contribuíram muito para a minha formação de professora de Matemática.

No primeiro encontro teve o professor Ubiratan com sua fala belíssima, ressaltando a importância da etnomatemática para a restauração do caráter humanista da matemática, que muitas vezes o ambiente acadêmico deprecia e exclui muitas outras formas de matemática. Nos programas seguintes tiveram várias discussões e algumas chamaram bastante a minha atenção, uma delas foi a potencialidade do Jogo Mancala apresentado pelo professor Rinaldo em que ele apresenta um jogo simples, que pode ser construído e adaptado para a realidade escolar, e dentre as potencialidades do jogo é relacionar o conhecimento dos alunos com a matemática escolar. Outro programa em que foi possível perceber essa conexão dos saberes dos alunos com a matemática de sala de aula foi o intitulado “Experiências Etnomatemáticas em sala de aula de Norte a Sul” em que as professoras Ana Priscila e Gabriela relataram suas experiências em trabalhar com projetos relacionados ao programa Etnomatemática, que foram projetos transdisciplinar em que os alunos ficaram com receio no início perguntando pelas notas, mas no final estavam totalmente envolvidos, acredito que acontecendo a aprendizagem significativa.

Por fim, a apresentação do professor Carlos Mathias sobre o Etno dos Excluídos, que suscitou inúmeras reflexões sobre o ensino da matemática e a visão da matemática que está no senso comum. Poder participar deste evento foi uma experiência maravilhosa, que mostrou na prática as diversas matemáticas existentes na realidade e que podemos sim trazer esta matemática e o conhecimento prévio dos nossos alunos para a sala de aula. Obrigada a todos vocês!

D'AMBROSIO, Ubiratan. Visão historiográfica da Etnomatemática como empreendimento humanista. Acesso em:
https://www.dropbox.com/s/ylvlxy5fg5ja5p5/Vis%C3%A3o%20historiogr%C3%A1fica%20da%20Etnomatem%C3%A1tica%20como%20empreendimento%20humanista%20Dambrosio.pdf?dl=0. Acesso em: 25 nov. 2020.

PEREIRA, Rinaldo Pevidor. Baobá e sua relação com o jogo africano Mancala no ensino de Matemática. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k_4emHyIRdY. Acesso em: 25 nov. 2020.

bottom of page